domingo, 13 de maio de 2012

Dia do Trabalhador ou Dia do Pingo Doce?

Semana e meia depois, o assunto "Pingo Doce" parece ter, finalmente, chegado ao fim. Uma "simples" campanha de descontos originou uma cadeia de reacções a que ninguém ficou indiferente. Muitos foram a favor, muitos foram contra, muitos aproveitaram os descontos, muitos preferiram ficar em casa, mas todos souberam e falaram dos descontos do Pingo Doce. Arrisco-me até a dizer que 1 de Maio de 2013 não vai ser o Dia do Trabalhador mas sim o primeiro aniversário do Dia do Pingo Doce.

Numa rápida pesquisa pela Internet, vejo que foram milhares de notícias e comentários nas redes sociais, dezenas de imagens criadas para "ironizar" a acção da Jerónimo Martins. Se o "viral" é a moda do momento, esta pode muito bem ser a campanha viral de Portugal em 2012. São várias as lojas e marcas que fazem descontos, nas épocas de saldos chegamos a ver artigos com 90% de desconto, os electrodomésticos sofrem rebaixas de preços, na compra de uma blusa levamos outra de oferta, existem lojas e secções só de descontos, existem outlets, existem milhares de campanhas por ano. No entanto, o Pingo Doce, num só dia, conseguiu parar o país e não deixou ninguém indiferente. Isto, meus amigos, é algo de fantástico. 27 milhões de lucro num só dia (ainda sem descontar as acusações da ASAE)! É a terceira marca mais falada nas redes sociais em 2012, a seguir a Benfica e Sporting!

Venha de lá o Jerónimo falar de exploração dos trabalhadores. Esses mesmos trabalhadores receberam o feriado a 500%! Esses trabalhadores foram recompensados pela empresa! Venha o Louçã condenar os lucros "inaceitáveis". A Jerónimo Martins, mesmo com a polémica polaca, é das marcas com maior crescimento na banca portuguesa! Emprega milhares de portugueses em todo o país! Venha a ASAE falar de "dumping". Os consumidores que aproveitaram o 1 de Maio num Pingo Doce perto de si saíram de lá satisfeitos e só pagaram metade do que levaram!

Não consigo deixar de falar nos desacatos e nas cenas de violência, numa palavra: lamentável, noutra palavra: vergonhoso. No entanto, a culpa foi do Pingo Doce? Ou terá sido da falta de educação das pessoas? Eu oiço falar em descontos e dá-me vontade de ir às compras e de encher a despensa, não me dá vontade de ir buscar um canivete e atacar três ou quatro desconhecidos. Mas isso sou eu... Venham de lá os descontos e as baixas de preços dos privados pois o Governo, aquele que realmente se alimenta dos contribuintes, só sabe subir os impostos e as taxas!

Sem comentários:

Enviar um comentário